quartzito rosa Os quartzitos ornamentais diferenciam-se por conta do grau de recristalização e pelo conteúdo em outros minerais, que não o quartzo. Quando apresentam alto grau de recristalização, a granulação é predominantemente fina e, se são constituídos essencialmente por quartzo, mostram textura granoblástica. Nesses casos, são muito resistentes e podem apresentar propriedades típicas dos chamados granitos comerciais. Nestes casos, a extração será a partir de blocos, sendo possível a obtenção de chapas regulares, em teares apropriados, com posterior processo de beneficiamento envolvendo o polimento e lustro. Por apresentarem características semelhantes a dos granitos ornamentais, estes quartzitos são descritos comercialmente, com certa frequência, como sendo granitos.

Ao contrário dos primeiros, os quartzitos com alto conteúdo em minerais micáceos (Quartzito São Tomé) podem apresentar foliação até muito bem desenvolvida em função da disposição preferencial destes filossilicatos, o que não permite a extração de blocos. Nesses casos, são produzidas chapas, pois essas rochas partem-se com certa facilidade, segundo os planos definidos pela concentração dos minerais micáceos. Se a presença dessas estruturas planares facilita a obtenção das chapas, a falta de regularidade dos níveis, aliada aos métodos não adequados de extração, determinam grandes perdas e baixas taxas de aproveitamento para os mesmos.

No mercado encontram-se ainda tipos quartzosos pouco recristalizados, que a partir da análise petrográfica, podem ser caracterizados como sendo meta-arenitos (Quartzito Rosa Aurora) e ainda aqueles com altos conteúdos em feldspatos, que correspondem a meta-arcósios (Quartzito Pink).

Para os quartzitos, as cores variam entre os tons de branco, rosa (Rosinha do Serro), marrom, azul (Azul Macaúbas) e amarelo (Amarilio São Tomé).
Quanto à coloração, os quartzitos puros tendem a ser brancos (São Tomé Bianco). Em presença de minerais opacos alterados, podem apresentar diversos tons de amarelo e rosa (Quartzito Rosinha do Serro). Por conta da presença de determinados minerais, como a dumortierita ou a cianita, os quartzitos podem ser azulados (Quartzito Azul Imperial) até cinza azulados (Quartzito Azul).